Curso de Extensão: Introdução ao Software R

Publicado: Quinta, 05 Setembro 2024 18:53 | Última Atualização: Terça, 10 Setembro 2024 13:41 | Acessos: 0

Devido à elevada demanda por habilidades em análise de dados e à limitação do desconhecimento de linguagens de programação, como o R, que é amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento, tornou-se essencial capacitar os estudantes com essas competências. A linguagem R é especialmente relevante em análises estatísticas e científicas, sendo uma ferramenta crucial para estudantes e profissionais de diferentes áreas de conhecimento.Devido à elevada demanda por habilidades em análise de dados e à limitação do desconhecimento de linguagens de programação, como o R, que é amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento, tornou-se essencial capacitar os estudantes com essas competências. A linguagem R é especialmente relevante em análises estatísticas e científicas, sendo uma ferramenta crucial para estudantes e profissionais de diferentes áreas de conhecimento.

O grupo de estudantes de pós-graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária da Universidade Federal de Lavras propõe a realização de um curso de introdução ao software R. Este curso visa preencher a lacuna de conhecimento existente e capacitar os estudantes interessados em adquirir habilidades fundamentais em programação R, contribuindo assim para a formação acadêmica e profissional dos participantes.

O curso será composto por uma série de aulas teóricas e práticas, abordando os seguintes tópicos: O curso será composto por uma série de aulas teóricas e práticas, abordando os seguintes tópicos:

•Introdução à linguagem R e ao ambiente RStudio.

•Estruturas de dados em R (vetores, matrizes, data frames, listas).

•Importação e manipulação de dados.

•Criação de gráficos e visualizações de dados.

•Introdução a pacotes R relevantes para diferentes áreas de estudo.

•Estudos de caso práticos na área de Estatística Experimental.

O curso será realizado em uma semana, na sala DEX15 com uma carga horária de 20 horas, e vai ocorrer de 16 a 20 de setembro de 2024, conforme cronograma abaixo:

16/09/2024

Introdução à linguagem R e ao ambiente RStudio

17/09/2024

Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC)

18/09/2024

Delineamento em Bloco Casualizado (DBC)

19/09/2024

Delineamento Quadrado Latino (DQL)

20/09/2024

Introdução a Python

Terão direito ao certificado do curso todos os participantes que tiverem uma participação de, no mínimo, 75% da carga horária.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 06 a 16 de setembro de 2024. Para realizar sua inscrição acesse o SIG-UFLA e procure pelo evento "Introdução ao Software R". Clique na opção inscrever-me neste evento e faça o login para confirmar a escolha.

Referências

• Crawley, M. J. (2015). Statistics: an introduction using R. John Wiley & Sons.
  • Mello, M. P., & Peternelli, L. A. Conhecendo o R. Uma visão mais que Estatística.
  • Oliveira, P. D., Guerra, S., & Mcdonnell, R. (2018). Ciência de Dados com R: introdução. Brasília: IBPAD.
  • Wickham, H., Çetinkaya-Rundel, M., & Grolemund, G. (2023). R for data science. "O'Reilly Media, Inc