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Por que Estatística?

São inúmeras instituições ou empresas em que o estatístico pode-se desenvolver, em função das diferentes subáreas que o curso de bacharelado em Estatística oferece:

– Big Data: Hoje em dia, em todas as áreas do mercado de trabalho ou centros de pesquisa científica, coletar e armazenar dados ficou muito fácil. Difícil mesmo é analisá-los. Para agrupar, selecionar, analisar sua validade e melhor utilizar enormes quantidades de dados, o Estatístico tem sido muito procurado. É um campo que cresce e continuará crescendo.

MERCADO DE TRABALHO: Qualquer empresa, de qualquer segmento, que deseje analisar bancos de dados gigantescos.

– Demografia, Antropologia e Sociologia: Na contagem e compreensão de como é e como evolui a população sob quaisquer aspectos: sexo, idade, raça, escolaridade, fluxo migratório, nutrição, saúde, profissão, etc., no cálculo da taxa de mortalidade, natalidade, expectativa de vida. Desenvolvendo modelos matemáticos para prever se uma população vai aumentar ou diminuir; fornecer informações que ajudam no planejamento urbano, etc.

MERCADO DE TRABALHO: IBGE, INSTITUTO PÓLIS, SBPPC, ONU, OAB, FGV, universidades.

– Marketing, Pesquisas de Opinião e Recursos Humanos: Pesquisar qual é a chance do candidato em épocas de eleições; avaliar tendências dos eleitores; saber qual marca de refrigerante é a mais popular; ou de cerveja, de carro, de companhia aérea, etc. Ajudar a decidir que tipo de modelo de carro deve ser lançado no mercado; ou de perfume, bolacha, sorvete, roupas, etc. Onde deve ser lançado; auxiliar no lançamento de  campanhas publicitárias e avaliar seu sucesso, etc. Estudar qual é o melhor lugar da prateleira do supermercado onde um produto deve ser colocado para aumentar as vendas; qual o melhor local para se abrir uma franquia/loja; qual o público mais esperado para seu produto, etc. Ajudar a entender os milhões de dados que uma empresa tem de seus clientes para desenvolver produtos novos, campanhas publicitárias, serviço de atendimento ao cliente, etc. Pesquisar como vai a satisfação dos funcionários de uma empresa; ajudar a melhorar o relacionamento entre chefias e subordinados; tentar ajustar função e aptidão para aumentar a produção; analisar a evolução nos cargos e salários; identificar necessidades de treinamentos, etc. Elaborar planos de previdência complementar e de fundos de pensão; avaliar planos de saúde, etc.

MERCADO DE TRABALHO: Institutos de pesquisa de mercado e opinião, eleitoral; agências de publicidade, indústria, comércio, serviços, entretenimento, ONGs.

– Economia, Seguro e Previdência: Desenvolver um produto bancário que dê mais lucro para o banco e para o aplicador; ou um tipo de seguro saúde que maximize os lucros da seguradora; ou formas de analisar dados de seguradoras para detectar sinais de fraudes; desenvolver modelos que minimizem o risco de créditos; desenvolver modelos de cobrança; acompanhamento de investimentos, análises de projeções contábeis, etc. Entender e projetar resultados econômicos; ajudar a elaborar planos econômicos baseados em centenas/milhares de dados coletados de diversos setores; desenvolver modelos estatísticos para prever o vai e vem do mercado de ações que minimizem riscos de aplicações financeiras, etc. Prever a arrecadação de impostos, taxas e tributos com modelos que estudam o seu comportamento através dos tempos; dar subsídio à elaboração de políticas monetárias. Avaliar diversos mercados e entidades existentes e seus impactos na vida do cidadão; avaliar o mercado de trabalho.

MERCADO DE TRABALHO: IPEA, FIPE, FGV, outros órgãos do governo, bancos, seguradoras, financeiras, universidades, indústrias, empresas de serviços, hospitais, centros de pesquisas.

– Setor Público e Áreas Estratégicas: Analisar o trânsito e ajudar no planeja­mento estratégico da cidade; analisar o trá­fego de ligações telefônicas pelas centrais; analisar o número de acidentes de todo o tipo por idade, etc. Analisar dados sobre poluição; número de raios que caem na cidade, onde e como; quantidade de chuva que caiu, etc. Analisar a eficiência e eficácia de projetos públicos; satisfa­ção da população com o desempenho do governo; auxiliar nos projetos e planejamentos. Analisar dados sobre criminalidade, suicídios; auxiliar nas soluções dos diversos problemas do sistema judiciário; apoiar na elaboração e estudo de leis; aplicação de métodos estatísticos no direito (jurimetria). Entender as oscilações nos níveis de emprego e desemprego; relacionar dados de causa e efeito. Desenvolver índices baseados em pesquisas de satisfação / eficiência / eficácia; análise de indicadores sociais. Análise de mercados que dependem de políticas públicas claras como o Setor de Turismo, Desenvolvimento Urbano, Educação, etc.

MERCADO DE TRABALHO: Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto, Sistema de Distribuição de Energia Elétrica / Gás / Combustíveis, Petrobrás, universidades, institutos e centros de pesquisas.

– Saúde Pública e Medicina, Pesquisa Clí­nica, Biologia, Psicologia e Psiquiatria:Analisar o comportamento de epidemias, doenças, cáries, seus tratamentos e controles; desnutrição, etc. Analisar milhões de células que um órgão tem; milhares de genes de um ser humano; Genoma, etc. Testar a eficiência e  a eficácia de medicamen­tos, cosméticos, alimentos, sistemas de segurança e prevenção de acidentes, etc. Ajudar a estabelecer níveis e padrões para testes clínicos e padrões/curvas que servirão como parâ­metros de comparação (idade vs. altura, por exemplo); planejar e realizar experimentos com grupos de controle, para avaliação de tratamentos; desenvolver estudos sobre a distribuição e incidência de doenças, etc.

MERCADO DE TRABALHO: ANVISA, Instituto Pasteur, Adolpho Lutz, Instituto Butantã, hospi­tais, universidades, institutos de pesquisas clínicas, empresas farmacêuticas, de cosméticos, alimentícias, ONGS.

– Universidades e Instituições de Pesquisa: Atuar como docente, dando aulas de muitas disciplinas relacionadas à Estatística (praticamente todos os cursos universitários têm aulas de estatística em nível básico). Pesquisar e desenvolver novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos; interagir com pesquisadores do mundo todo; participar de congressos para assimilar novas técnicas. Assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas dentro da variabilidade intrínseca de cada problema, auxiliando-os na escolha da metodologia científica a ser adotada, no planejamento da pesquisa, na escolha qualificada dos dados, na análise das respostas, etc.

MERCADO DE TRABALHO: Todas as escolas, universidades, centros de pesquisas acadêmicas, centro de pesquisas diversas públicas ou privadas.

– Mí­dia, Artes, Esportes, Literatura e Linguí­stica: Comparar o aproveitamento dos atletas, acompanhar o desempenho progressivo, etc. Analisar estilos literários, de pintura, escultura; atribuição de obra ao autor; lexologia, etc. Analisar o desempenho de diversos programas de televisão, rádio, jornais, revistas, etc.

MERCADO DE TRABALHO: Indústria de entretenimento em geral (cinema, rádio, TV, teatro, etc.); meios de comunicação, universidades, centros de pesquisas, clubes desportivos; museus.

– Administração Público-Privada/Privada/Mista, Filantrópicas, Indústria, Engenharia, Agronomia, Quí­mica, Geologia: Auxiliar no combate às pragas na lavoura; trabalhar com CEP (controle estatístico de processos); modelos de con­trole de qualidade dos produtos; modelos para regulagens de máquinas, calibração de instrumentos (metrologia); testes de conformidade e confiabilidade, etc. Auxiliar na gestão de empresas; gestão ambiental; gestão de ONGs; padronização de bases de dados para facilitar a gestão. Analisar dados geológicos, hidrogeológicos, etc. Auxiliar nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; controle de  controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento de manutenção de máquinas, etc.

MERCADO DE TRABALHO: EMBRAPA, INMETRO, IPT, universidades, indústrias diversas, agrobusiness, empresas de serviços diversos, comércio, ONGs.

Fonte: Conselho Regional de Estatística da 3ª. Região