Ir direto para menu de acessibilidade.

Palestra - 29/08/2019: Subjetividade na análise de radiografias de sementes utilizando modelo de mistura pelo método bayesiano

Publicado: Segunda, 26 Agosto 2019 19:36 | Última Atualização: Segunda, 26 Agosto 2019 19:36 | Acessos: 0

O Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária convida a comunidade acadêmica da UFLA para o seminário:

Título: Subjetividade na análise de radiografias de sementes utilizando modelo de mistura pelo método bayesiano"

 

Resumo: Metodologias de análise não destrutivas, que propiciam avaliação rápida e eficiente da viabilidade de germinação de sementes são altamente desejáveis, particularmente para espécies forrageiras que são base natural de alimentação para animais herbívoros, mantidos em condições de campo. Nesse sentido, a utilização de imagens de raios-X tem se destacado, já que não afetam a germinação e possibilitam análises adicionais utilizando as mesmas sementes. O objetivo deste trabalho foi identificar parâmetros obtidos a partir da análise visual de radiografias de sementes de braquiária relacionando aspectos fisiológicos observados ao potencial de viabilidade de germinação. Para isso, foram utilizadas 400 sementes submetidas ao teste de raios-X e posteriormente classificadas por três avaliadores seguindo critérios fisiológicos, de forma que, a variável em estudo foi o número de sementes classificadas como potencialmente inviáveis. A partir daí utilizou-se um modelo de mistura finita sendo estimadas as probabilidades condicionais da semente originar plântula normal, bem como demais quantidades relacionadas. O processo de estimação e incorporação de inferência foi conduzido sob a ótica bayesiana que forneceu bons resultados e semelhantes aqueles obtidos pelo método da frequência relativa que é comumente utilizado nessas situações. Contudo, ressalta-se que o método bayesiano é flexível para incorporar inferência aos parâmetros de interesse, em particular construir intervalos de credibilidade considerando a distribuição a posteriori, sem recorrer à suposição de normalidade assintótica que poderá ser aplicada apenas para um número grande de observações.

 

Prelecionista: Alessandra Querino da Silva

Data: 29/08/2019 (Quinta-feira)

Local: Anfiteatro do DEX

Horário: 14h50.