Ir direto para menu de acessibilidade.

Palestra - 03/10/2019: Sessão Pública: Aplicação de Modelos Lineares Mistos na avaliação de desempenho dos provadores em análise descritiva quantitativa.

Publicado: Segunda, 30 Setembro 2019 20:27 | Última Atualização: Segunda, 30 Setembro 2019 20:28 | Acessos: 0

O Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária convida a comunidade acadêmica da UFLA para o seminário de conclusão de Estágio Pós-Doutoral intitulado:

Título: Sessão Pública: Aplicação de Modelos Lineares Mistos na avaliação de desempenho dos provadores em análise descritiva quantitativa"

 

Resumo: A análise sensorial, cujo interesse principal é avaliar as propriedades de produtos diversos, é realizada por meio de métodos discriminativos, afetivos ou descritivos. Dentre os métodos descritivos, destaca-se a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) que proporciona uma completa descrição de todas as propriedades sensoriais de um produto, representando um dos métodos mais completos e sofisticados para a caracterização sensorial de atributos importantes. Apesar ser um método descritivo de grande importância quando se deseja descrever as características sensoriais de um produto, a ADQ requer um treinamento exaustivo dos provadores, o que muitas vezes dificulta a sua execução. Nos métodos sensoriais, em geral, os membros de um painel sensorial são considerados como instrumentos utilizados, principalmente, para classificar, caracterizar, diferenciar e avaliar as amostras do produto em estudo. O uso de metodologias estatísticas é essencial para avaliar o desempenho de painéis sensoriais e garantir a confiabilidade dos resultados. Este trabalho teve como objetivo a utilização de modelos lineares mistos para aprimorar o desempenho dos provadores, buscando otimizar o treinamento do painel sensorial em testes descritivos. A partir do desdobramento do efeito da interação entre provador e produto foi possível avaliar as diferenças e similaridades entre os produtos, bem como as diferenças individuais entre os provadores, considerando a variabilidade devido ao efeito de escala, a discordância entre os provadores bem como a repetibilidade e a reprodutibilidade dos mesmos. O pacote Sensmixed do software R foi utilizado para implementar o modelo linear misto, considerando o efeito de provador como aleatório e realizando um estudo mais detalhada da interação entre provador e produto. Os resultados deste projeto contribuíram com avanços na área de sensometria e forneceram resultados importantes na aplicação de modelos lineares mistos em Análise Descritiva Quantitativa, que tem uma grande importância na indústria quando se deseja avaliar a qualidade sensorial de um produto.

 

Prelecionista: Isabel de Sousa Amorim (Pós-Doutoranda)

Data: 03/10/2019 (Quinta-feira)

Local: Anfiteatro do DEX

Horário: 14h00.