EB

Estatı́stica Básica

\(\newcommand{\footnotename}{footnote}\) \(\def \LWRfootnote {1}\) \(\newcommand {\footnote }[2][\LWRfootnote ]{{}^{\mathrm {#1}}}\) \(\newcommand {\footnotemark }[1][\LWRfootnote ]{{}^{\mathrm {#1}}}\) \(\let \LWRorighspace \hspace \) \(\renewcommand {\hspace }{\ifstar \LWRorighspace \LWRorighspace }\) \(\newcommand {\mathnormal }[1]{{#1}}\) \(\newcommand \ensuremath [1]{#1}\) \(\newcommand {\LWRframebox }[2][]{\fbox {#2}} \newcommand {\framebox }[1][]{\LWRframebox } \) \(\newcommand {\setlength }[2]{}\) \(\newcommand {\addtolength }[2]{}\) \(\newcommand {\setcounter }[2]{}\) \(\newcommand {\addtocounter }[2]{}\) \(\newcommand {\arabic }[1]{}\) \(\newcommand {\number }[1]{}\) \(\newcommand {\noalign }[1]{\text {#1}\notag \\}\) \(\newcommand {\cline }[1]{}\) \(\newcommand {\directlua }[1]{\text {(directlua)}}\) \(\newcommand {\luatexdirectlua }[1]{\text {(directlua)}}\) \(\newcommand {\protect }{}\) \(\def \LWRabsorbnumber #1 {}\) \(\def \LWRabsorbquotenumber "#1 {}\) \(\newcommand {\LWRabsorboption }[1][]{}\) \(\newcommand {\LWRabsorbtwooptions }[1][]{\LWRabsorboption }\) \(\def \mathchar {\ifnextchar "\LWRabsorbquotenumber \LWRabsorbnumber }\) \(\def \mathcode #1={\mathchar }\) \(\let \delcode \mathcode \) \(\let \delimiter \mathchar \) \(\def \oe {\unicode {x0153}}\) \(\def \OE {\unicode {x0152}}\) \(\def \ae {\unicode {x00E6}}\) \(\def \AE {\unicode {x00C6}}\) \(\def \aa {\unicode {x00E5}}\) \(\def \AA {\unicode {x00C5}}\) \(\def \o {\unicode {x00F8}}\) \(\def \O {\unicode {x00D8}}\) \(\def \l {\unicode {x0142}}\) \(\def \L {\unicode {x0141}}\) \(\def \ss {\unicode {x00DF}}\) \(\def \SS {\unicode {x1E9E}}\) \(\def \dag {\unicode {x2020}}\) \(\def \ddag {\unicode {x2021}}\) \(\def \P {\unicode {x00B6}}\) \(\def \copyright {\unicode {x00A9}}\) \(\def \pounds {\unicode {x00A3}}\) \(\let \LWRref \ref \) \(\renewcommand {\ref }{\ifstar \LWRref \LWRref }\) \( \newcommand {\multicolumn }[3]{#3}\) \(\require {textcomp}\) \(\newcommand {\intertext }[1]{\text {#1}\notag \\}\) \(\let \Hat \hat \) \(\let \Check \check \) \(\let \Tilde \tilde \) \(\let \Acute \acute \) \(\let \Grave \grave \) \(\let \Dot \dot \) \(\let \Ddot \ddot \) \(\let \Breve \breve \) \(\let \Bar \bar \) \(\let \Vec \vec \) \(\require {mathtools}\) \(\newenvironment {crampedsubarray}[1]{}{}\) \(\newcommand {\smashoperator }[2][]{#2\limits }\) \(\newcommand {\SwapAboveDisplaySkip }{}\) \(\newcommand {\LaTeXunderbrace }[1]{\underbrace {#1}}\) \(\newcommand {\LaTeXoverbrace }[1]{\overbrace {#1}}\) \(\newcommand {\LWRmultlined }[1][]{\begin {multline*}}\) \(\newenvironment {multlined}[1][]{\LWRmultlined }{\end {multline*}}\) \(\let \LWRorigshoveleft \shoveleft \) \(\renewcommand {\shoveleft }[1][]{\LWRorigshoveleft }\) \(\let \LWRorigshoveright \shoveright \) \(\renewcommand {\shoveright }[1][]{\LWRorigshoveright }\) \(\newcommand {\shortintertext }[1]{\text {#1}\notag \\}\) \(\newcommand {\vcentcolon }{\mathrel {\unicode {x2236}}}\) \(\newcommand {\bm }[1]{\boldsymbol {#1}}\) \(\require {cancel}\) \(\newcommand {\firsthdashline }[1][]{\hdashline }\) \(\let \lasthdashline \firsthdashline \) \(\let \cdashline \cline \) \(\require {colortbl}\) \(\let \LWRorigcolumncolor \columncolor \) \(\renewcommand {\columncolor }[2][named]{\LWRorigcolumncolor [#1]{#2}\LWRabsorbtwooptions }\) \(\let \LWRorigrowcolor \rowcolor \) \(\renewcommand {\rowcolor }[2][named]{\LWRorigrowcolor [#1]{#2}\LWRabsorbtwooptions }\) \(\let \LWRorigcellcolor \cellcolor \) \(\renewcommand {\cellcolor }[2][named]{\LWRorigcellcolor [#1]{#2}\LWRabsorbtwooptions }\) \(\newcommand {\tcbset }[1]{}\) \(\newcommand {\tcbsetforeverylayer }[1]{}\) \(\newcommand {\tcbox }[2][]{\boxed {\text {#2}}}\) \(\newcommand {\tcboxfit }[2][]{\boxed {#2}}\) \(\newcommand {\tcblower }{}\) \(\newcommand {\tcbline }{}\) \(\newcommand {\tcbtitle }{}\) \(\newcommand {\tcbsubtitle [2][]{\mathrm {#2}}}\) \(\newcommand {\tcboxmath }[2][]{\boxed {#2}}\) \(\newcommand {\tcbhighmath }[2][]{\boxed {#2}}\)

Capı́tulo 12 Comparações Emparelhadas

12.1 Exercícios

  •    12.1.1 Duas variedades de cana-de-açúcar foram avaliadas em dez localidades distintas (Campos 1983). As produtividades em t/ha foram obtidas e estão apresentadas a seguir. Os agricultores afirmam que a variedade B é mais produtiva que a variedade A por uma quantidade média de \(10\) t/ha. Testar essa hipótese utilizando o teste \(t\) de Student considerando as diferenças entre as produtividades das cultivares como normais, adotando-se o nível nominal de significância de \(5\%\). Por que este experimento deve ser considerado como de dados emparelhados? Aplicar os testes não paramétricos, comparar e discutir os resultados obtidos.

    .
    Locais Variedade A Variedade B
    1 75,8 93,5
    2 84,3 100,2
    3 78,4 95,4
    4 81,5 98,6
    5 85,6 102,5
    6 68,7 80,5
    7 70,4 73,6
    8 79,7 93,5
    9 78,3 94,6
    10 83,5 105,1
  •    12.1.2 Testar a hipótese de que dois laboratórios (estatal e comercial) concordam quanto aos resultados produzidos nas análises de qualidade da água. Para isso, uma amostra de tamanho \(n\) \(=\) \(11\) foi tomada e cada unidade amostral foi subdividida na metade, sendo identificadas e enviadas a cada um dos laboratórios. Os resultados para a variável sólidos suspensos (SS) são apresentados a seguir.

    .
    Unidades amostrais Laboratório comercial Laboratório estatal
    \(j\) \(X_{1j}\) \(X_{2j}\)
    1 27 15
    2 23 13
    3 64 22
    4 44 29
    5 30 31
    6 75 64
    7 26 30
    8 124    64
    9 54 56
    10 30 20
    11 14 21
  •    12.1.3 Aplicar os testes descritos neste capítulo para comparar as variâncias das análises de SS dos dois laboratórios comercial e estatal apresentados no exercício 12.1.2. Supor que os dados correspondam a uma amostra aleatória da distribuição normal bivariada.

  •    12.1.4 Duas cultivares de milho (A e B) disputam a preferência para o plantio em uma determinada região. As cultivares são híbridos produzidos por duas empresas diferentes. A empresa da cultivar A resolveu investir pesadamente em marketing. Após a campanha publicitária, tomou-se uma amostra de \(400\) produtores da região. O resultado das entrevistas em relação à preferência dos agricultores para o plantio é apresentado a seguir.

    .
    Após a campanha
    Antes da campanha A B Total
    A 116 24 140
    B 60 200 260
    Total 176 224 400

    A campanha publicitária foi eficiente?